home Dicas para Criacao, Noticias codornas depenadas

codornas depenadas

A recomendação é acrescentar na alimentação da ave farinha de ovo
A recomendação é acrescentar na alimentação da ave farinha de ovo (Foto: Ernesto Souza)

De alguns dias para cá, notei que as codornas da minha criação estão perdendo penas. Será que é falta de vitaminas?

Luciana Barros, por email

A ocorrência de queda de penas de codornas pode ser provocada por diferentes motivos. Um deles é o processo natural de perda que acontece em períodos de troca das aves. Neste caso, com o tempo uma nova plumagem irá crescer no corpo das codornas. Falta de vitaminas, como o cálcio, também pode ser uma causa da perda de penas, o que pode ser interrompida com uso de um complemento do nutriente. Recomenda-se acrescentar na alimentação das codornas farinha de osso, produto que é vendido em casas de comércio de mercadorias agropecuárias. Há ainda no varejo rações específicas para codornas com adição de cálcio para que elas consumam a dose correta diariamente. Aliás, para cada fase de vida das aves, há um tipo específico de alimentação. Nos primeiros 15 dias, comece com ração inicial e passe para a de crescimento dos 16 aos 50 dias de vida, quando, então, fornça ração de postura. É importante lembrar que as trocas de fases devem ser feitas aos poucos e a marca do produto mantida para evitar mudanças no metabolismo. Em média, as aves adultas consomem diariamente 25 gramas de ração.

Consultor: João Germano de Almeida, criador e presidente da ABC Aves – Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras, tel. (11) 99135-2041.

Revista globo rural

18 thoughts on “codornas depenadas

    1. Não, as codornas são pessimas "mães", e não chocam seus ovos, como fazem as galinhas. A maioria desses pintinhos de codornas, são chocados em chocadeiras. ( ainda não sei por que elas não os chocam, mais estou estudando) E agradeço se ajudei com a opinião.

    1. Luciano, você tem certeza que tem 10 fêmeas ? para se certificar disso, baste observar as aves, pegando-as na mão, logo abaixo do rabo, os machos têm um considerável caroço vermelho (glândula sexual) e as fêmeas não têm nada. Abraço ! Puka (Cabo Verde MG).

  1. BOA NOITE,EU TENHO UMA CRIAÇÃO PEQUENA DE CODORNAS COM 27 AVES, GOSTARIA DE SABER QUAL E O TEMPO CORRETO PARA SE FAZER A TROCA DAS CODORNAS. AGUARDO RESPOSTA.

    1. O tempo de vida útil das codornas é de 1 ano a 1 ano e 3 meses, isso pondo. lógico que vivem mais tempo mas vão parar de pô. um abraço.

  2. Dependendo do nmero de codornas suas são os machos que estão comendo os ovos, se forem as que botam que comem pode ser falta de vitaminas.
    inscreva-se no meu canal lá estarei postando videos resolvendo algumas dúvidas e outras curiosidades,obrigado!:)

  3. Thiago vc aperta a cloaca(órgão sexual) delas se sair uma espuma branca esse é o macho que também pode ser reconhecido com a plumagem, eles tem o peito meio marrom, quase alaranjado, enquanto as fêmeas tem o peito com pintas pretas e só o macho canta.

  4. gostaria de saber como se faz uma codorna botar mais de um ovo a do meu colega bota mais eu nao sei o porque

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *