home Noticias Holanda anuncia sacrifício de quase 43.000 aves após foco de gripe

Holanda anuncia sacrifício de quase 43.000 aves após foco de gripe

holandeses perusAutoridades também proibiram transporte de aves, ovos e excrementos em um raio de três quilômetros da granja em que o foco de gripe aviária foi detectado.

O ministério da Agricultura da Holanda anunciou o sacrifício de 42.700 perus criados em uma granja da província de Limburg, no sul do país, após a detecção de um foco de gripe aviária no local. Segundo as autoridades, o vírus não deve trazer riscos a seres humanos. “Provavelmente é uma variante suave do vírus, que não é perigosa para os homens”, diz Murco Mijnlieff, porta-voz do ministério.

A Autoridade de Segurança Alimentar e do Consumidor (VWA) da Holanda decidiu também proibir o transporte de animais, ovos e excrementos de aves em um raio de três quilômetros da fazenda, durante 24 horas, começando à meia noite de sábado, no horário local. Segundo site holandês, há aproximadamente 25 outras propriedades rurais que criam aves na região.

A gripe aviária é uma doença letal e extremamente contagiosa, que pode ser transmitida não só a aves de granja, mas também a outras espécies de aves e mamíferos. Seres humanos, em casos mais raros, também podem ser infectados. Em 2011, foram detectados vários surtos do vírus em diferentes regiões holandesas, especialmente nas províncias de Flevoland, Zeeland e Gelderland.

Perguntas e respostas

  • O que é a gripe aviária? Gripe aviária ou influenza aviária é uma doença contagiosa causada por um vírus que normalmente atinge só as aves, mas que em algumas ocasiões também contaminou humanos.
  • O que é o vírus H5N1? Ele é o vírus que causa a gripe aviária. Surgiu em 1997, provavelmente em algum lago, rio ou represa da Ásia, onde gansos e codornas dividiam o mesmo habitat. Nessa ocasião, um vírus da gripe mais agressivo, que há pouco havia acometido os gansos locais, foi transmitido para as codornas. O vírus se misturou com dois outros vírus das codornas e daí nasceu o H5N1.
  • Como ele passou das aves para os humanos? Ele circulou entre as aves até atingir as galinhas de Hong Kong. Ali, os trabalhadores da granja entraram em contato com seus excrementos e, para a surpresa dos cientistas, contraíram a doença.
  • Quantas pessoas já morreram por causa da H5N1? Das 507 pessoas já infectadas com o vírus, 302 faleceram em consequência da doença.
  • Como se contrai o vírus? A contaminação humana normalmente ocorre no contato com excrementos de aves ou manuseamento do corpo de aves mortas. Até onde se sabe, é seguro comer os ovos ou a carne das aves contaminadas desde que ela seja devidamente cozinhada – o vírus H5N1 é sensível ao calor.
  • Qual a diferença da H5N1 para a gripe comum? Os sintomas são bem parecidos. A diferença é que o H5N1 causa uma inflamação muito mais grave no pulmão, levando mais da metade dos pacientes à morte. Ao contrário da gripe comum, não é transmitido de humano para humano.

 

(Com Agence France-Presse)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *