home Noticias Vicami produz codornas campeãs em qualidade de ovos

Vicami produz codornas campeãs em qualidade de ovos

ovo de codornaInstalada há 18 anos em Assis (SP), a empresa Vicami, maior incubatório brasileiro de codornas, tem se destacado no mercado por seu trabalho de melhoramento genético. Especializada em incubação de ovos da linhagem coturnix japonica, variedade genética própria para a produção de ovos, a Vicami foi fundada pelo zootecnista Osvaldo Esperança Rocha. Formado pela Unesp/Jaboticabal, Osvaldo direcionou seus estudos para a avicultura de postura comercial desde a faculdade e atuou no ramo por 15 anos.

 

Ele conta que ao longo desse tempo foi percebendo que o mercado de codorna tinha, ao mesmo tempo, um grande espaço a conquistar e uma grave carência de produtos e serviços de qualidade. “Vi a necessidade do segmento da coturnicultura por maior profissionalismo e decidi oferecer ao mercado um incubatório de coturnix japonica”, relembra Osvaldo Esperança, que hoje comanda uma empresa dinâmica e que, segundo ele, é responsável por abastecer com pintainhas 60% das granjas brasileiras que produzem ovos de codorna.

Hoje o incubatório Vicami coloca no mercado, mensalmente, em torno de 800 mil codornas de 1 dia, além de oferecer a seus clientes pintainhas recriadas. Anualmente saem de Assis 9,5 milhões de codornas para abastecer o país. As vendas são para granjas de vários estados e, para realizar entregas rápidas e com o menor stress possível para as aves, a empresa tem uma frota própria, com caminhões climatizados. “São inovações que vamos implementando para garantir sempre maior qualidade do nosso produto, pois desde sempre visamos o aprimoramento da coturnicultura brasileira”, afirma o zooctenista.

Em seus esforços de aprimoramento, a Vicami tem se destacado por importantes avanços na genética. Há pelo menos uma década a empresa conta com o trabalho do geneticista Elias Nunes Martins, um engenheiro agrônomo com mestrado e doutorado em avaliação genética pela Universidade Federal de Viçosa, de Minas Gerais, e que foi presidente da Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal no período 2009-2010. Atualmente é professor de pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá (PR).

É ele quem relata: “Nosso trabalho com a Vicami começou em 2000, quando obtivemos junto ao CNPq recursos para um projeto de pesquisa sobre desenvolvimento de linhagens de codornas de postura. A empresa cedeu-nos matrizes para darmos início ao projeto. A partir de então, a parceria se consolidou, resultando no programa de melhoramento que a Vicami mantém hoje”. O geneticista explica que o programa de melhoramento genético desenvolvido em Assis consiste na seleção de codornas de postura, com base na avaliação genética para produção de ovos.

“Dessa forma – entusiasma-se Osvaldo Esperança Rocha, o zootecnista fundador da Vicami -, estamos conseguindo contínuo aperfeiçoamento genético de nossas codornas, sempre trabalhando cientificamente para que as aves tenham alta performance de produtividade e resistência, além da qualidade e boa conformidade de casca”. Aliás, têm sido esses itens os mais decisivos para levar coturnicultores da região de Bastos (SP) aos primeiros lugares na categoria Ovos de Codorna do tradicional Concurso de Qualidade de Ovos.

Os campeões de 2011 e 2012, respectivamente os irmãos Odair Dohashi e Ocimar Dohashi, de Bastos, fizeram questão, durante a Festa do Ovo 2012, de comemorar com a equipe Vicami no estande que a empresa montou no evento, em julho. Outros produtores, clientes da Vicami, a levantarem seus troféus de qualidade em ovos de codorna em 2012 foram as granjas Kakimoto e Iacri, que ficaram em segundo e terceiros lugares, respectivamente.

O médico veterinário Sérgio Kakimoto, avicultor e um dos membros da Comissão Organizadora do Concurso de Qualidade de Ovos de Bastos há vários anos, é testemunha do quanto a genética Vicami tem ajudado a fazer campeões em ovos de codorna na disputa, que ocorre anualmente na Festa do Ovo, sempre em julho. “Nos últimos anos os campeões e os classificados nos segundo e terceiros lugares têm sido clientes da Vicami, o que atesta o bom trabalho genético da empresa, que tem, reconhecidamente, uma codorna competitiva, com ótima performance produtiva”, afirma Sérgio Kakimoto. A granja de sua família, que tem poedeiras comerciais e codornas, é cliente Vicami e ficou em segundo lugar neste ano no Concurso e Qualidade de Ovos de Bastos.

Fonte:  A Hora do Ovo

One thought on “Vicami produz codornas campeãs em qualidade de ovos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *